quinta-feira, 19 de maio de 2011

Usos e aplicações das ferramentas tecnológicas na educação - Saéz e Moran

Por: Leila L. Baia


Saéz destaca que uma parcela considerável da sociedade apresenta visões distorcidas com relação ao uso e aplicação de ferramentas tecnológicas, tais como os tecnofóbicos, que não usufruem dos benefícios tecnológicos por medo; os tecnofílicos, que vivem uma relação de dependência das tecnologias; os descontextualizados que apresentam uma visão ingênua e desconexa no uso de tecnologias; e os instrumentais que utilizam a tecnologia pura e simplesmente como um meio de produção. Neste contexto ressalta a importância de se cultivar uma visão crítica e contextualizada que tornará o indivíduo capaz de interagir e se beneficiar do uso consciente das tecnologias computacionais e comunicacionais. Já Moran nos convida a entender que hoje, o profissional da educação, possui novas atribuições em um processo onde anteriormente atuava como o “detentor supremo do conhecimento” e que hoje atua como gerenciador de espaços e facilitador do aprendizado. Propõe três pontos de reflexão: a pesquisa, a comunicação e produção que favorecem a construção colaborativa do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário