quinta-feira, 19 de maio de 2011

A integração das tecnologias e o crescimento da cidade

Foto: Hildebrando Lacerda Baia
Por: Leila L. Baia
A integração das tecnologias é um processo dinâmico e irreversível. Ela se reflete com maior intensidade nos grandes centros urbanos, seja na arquitetura, nos transportes, na engenharia, na mecânica, nos sistemas elétricos e eletromagnéticos, enfim, tudo nos leva a observar alguma faceta das tecnologias empregadas no processo. A foto mostra a interação das tecnologias em uma grande avenida da cidade de São Paulo. Você consegue identificar que avenida é esta e qual a sua importância no fluxo diário da cidade?

Usos e aplicações das ferramentas tecnológicas na educação - Saéz e Moran

Por: Leila L. Baia


Saéz destaca que uma parcela considerável da sociedade apresenta visões distorcidas com relação ao uso e aplicação de ferramentas tecnológicas, tais como os tecnofóbicos, que não usufruem dos benefícios tecnológicos por medo; os tecnofílicos, que vivem uma relação de dependência das tecnologias; os descontextualizados que apresentam uma visão ingênua e desconexa no uso de tecnologias; e os instrumentais que utilizam a tecnologia pura e simplesmente como um meio de produção. Neste contexto ressalta a importância de se cultivar uma visão crítica e contextualizada que tornará o indivíduo capaz de interagir e se beneficiar do uso consciente das tecnologias computacionais e comunicacionais. Já Moran nos convida a entender que hoje, o profissional da educação, possui novas atribuições em um processo onde anteriormente atuava como o “detentor supremo do conhecimento” e que hoje atua como gerenciador de espaços e facilitador do aprendizado. Propõe três pontos de reflexão: a pesquisa, a comunicação e produção que favorecem a construção colaborativa do conhecimento.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A HORA E A VEZ DA TECNOLOGIA

Por: Elizangela
                                                      Foto: Hildebrando Lacerda Baia

A tecnologia sempre entra em cena para facilitar a vida, promover economia de energia ou de determinados recursos, entre outros benefícios... Por que não seria bem-vinda na educação? Que tal refletirmos sobre essa questão ao invés de tratá-la com preconceito?

MEDO DO NOVO

Por Elizangela:

O novo sempre provoca desconfiança o que, na maioria das vezes, é fruto de preconceito. Em relação à utilização crescente de tecnologia no âmbito educacional, não poderia ser diferente. Mas é preciso entender que a tecnologia não veio para causar transtornos e sim para ser um instrumento útil no processo de ensino-aprendizagem. A figura do professor tem e terá sempre sua importância, visto que não é possível excluí-lo deste processo, pois sua presença norteia a aquisição do conhecimento. Em seu texto, Formosinho propõe que a estrutura tradicional do ensino seja quebrada a começar por uma reorientação física da sala de aula. Outra questão relevante é a do currículo, que para Formosinho, deve ser unificado. Ou seja, os professores devem buscar uma interação entre os conteúdos e, principalmente, devem ser vistos como orientadores e não como únicos detentores do conhecimento, como são apresentados na escola tradicional.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Seja bem-vindo a este Blog que tem como objetivo discutir a questão da tecnologia associada ao ensino. 


Por Elizangela:

Os textos dos autores Saéz e Moran nos convidam a uma reflexão acerca do emprego da tecnologia no âmbito educacional e nos fazem despertar para um novo tempo no qual precisamos entender que o ensino não está mais limitado às quatro paredes da sala de aula. É possível perceber a expansão do conhecimento, uma vez que uma determinada atividade pode ter início muito antes de os alunos adentrarem a sala de aula e pode se estender para fora dos limites da escola. Isto ocorre graças à possibilidade que alunos e professores têm de dar continuidade às discussões iniciadas no ambiente escolar através de fóruns, chats, blogs e outras ferramentas que estão cada vez mais acessíveis e que a geração atual domina com muita facilidade. Sendo assim, acredito que seria muito mais interessante se os educadores tirassem proveito da presença cada vez mais marcante da tecnologia ao invés de dar as costas para essa realidade.

sábado, 2 de abril de 2011

Um brinde à amizade!

Em meu post inaugural quero fazer um brinde à amizade relembrando com muito carinho a turminha da graduação, nossa querida "Brecholândia". Obrigada por fazerem parte da minha história.

A Lista - Oswaldo Montenegro

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você